A tireoide é uma glândula, em forma de borboleta, na região do pescoço que produz hormônios (T3 e T4) responsáveis pelo controle do organismo.
Esses hormônios são levados através do sangue para todas as partes do corpo, onde eles regulam o metabolismo e o crescimento do corpo, influenciando em funções do organismo.
Temos como alguns exemplos a temperatura corporal, os movimentos intestinais, a frequência cardíaca e a produção de energia por meio dos alimentos ingeridos.
Quando a quantidade desses hormônios está em desequilíbrio, seja pela falta ou pelo excesso, a pessoa pode sentir alguns sintomas como, ansiedade, coração acelerado, alterações intestinais, da menstruação, sonolência, irritabilidade, variações do peso, além de outros.
Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), cerca de 10% das mulheres acima dos 40 anos e 20% acima dos 60 anos de idade manifestam alguma disfunção na tireoide.
Os exames da tireoide são indicados para pessoas acima dos 35 anos ou antes caso haja sintomas ou histórico familiar de alterações na tireoide, mulheres grávidas ou que desejam engravidar e para pessoas que notaram alterações durante autoexame ou exame médico da tireoide.
Além disso, os exames também são indicados após tratamento com radiação para câncer de pescoço ou cabeça e durante o tratamento com remédios, como Lítio, Amiodarona ou Citocinas, por exemplo, que podem interferir no funcionamento da tireoide.
Os exames que podem indicar a presença de alterações na tireoide são a dosagem de T3, T4 e TSH no sangue, além de outros como dosagem de anticorpos, ultrassonografia, cintilografia ou biópsia, que podem ser pedidos pelo endocrinologista para investigar melhor o motivo das alterações.
SIM. Existem alguns tipos de tratamento como acompanhamento clínico, uso de medicamentos de forma contínua, iodoterapia ou cirurgia.
Porém, o tratamento será indicado de acordo com o distúrbio da tireoide que o médico diagnosticar por meio de exames.
Caso você note alguma alteração no pescoço (na frente, abaixo do gogó), ou haja algum caso de doença da tireoide na sua família, clique no botão abaixo e agende sua teleconsulta.