O Novo CORONAVÍRUS

março 13, 2020 by nucleodiagnostico0
novo-corona.jpg

Pensando em atualizar nossos clientes e amigos, nós do ND Núcleo Diagnóstico trouxemos atualizações sobre o tão temível vírus que nos acerca neste ano de 2019/2020. O mesmo já foi detectado em 19 países.

Quase 10 mil infecções pelo novo coronavírus já foram confirmadas no mundo até agora. Mais de 200 pessoas já morreram — todas na China. Até o momento, outros 18 países já registraram casos do vírus. Em todos eles, as pessoas haviam estado na região da China onde ocorre a transmissão do vírus de pessoa para pessoa.

Mas o que é o coronavírus?

Os coronavírus são uma grande família de vírus. Podem causar desde um resfriado comum até síndromes respiratórias graves.

Porque NOVO coronavírus?

Trata-se de uma nova versão do coronavírus. Em meados da década de 60 foram descobertos os tipos SARS-CoV e MERS-Cov; hoje o novo coronavírus é denominado 2019-nCoV que até então não tinha sido identificada em humanos mas foi identificado em investigação laboratorial e epidemiológica após a notificação de casos de pneumonia de causa desconhecida em dezembro/2019 e janeiro/2020.

Qual o verdadeiro surto atual?

A origem ainda não foi descoberta mas foi diagnosticada inicialmente mais de centenas de casos na cidade chinesa Wuhan e outros casos registrados na Tailândia, Japão, Coréia do Sul, Taiwan, Vietnã, Cingapura, Arábia Saudita e Estados Unidos todos os pacientes estiveram em Wuhan.

O coronavírus pode ser transmitido de animais para humanos?

Sim. Numerosos outros coronavírus circulam entre os animais, incluindo morcegos, aves, porcos, macacos, gatos, cães, roedores, entre outros, como foi observado com o Coronavírus da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV) e Coronavírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-CoV).

O coronavírus pode ser transmitido entre humanos?

Sim. Alguns coronavírus são capazes de infectar humanos e podem ser transmitidos de pessoa para pessoa pelo ar ou contato pessoal com secreções contaminadas. Presume-se que o tempo de exposição ao vírus e o início dos sintomas seja de até duas semanas.

Quais os sintomas de uma pessoa infectada pelo coronavírus?

Pode variar desde casos assintomáticos, semelhantes ao resfriado, e até casos com pneumonia e insuficiência respiratória aguda com dificuldades respiratórias, sendo mais grave em crianças e idosos.

Como são feitos os exames para a confirmação do novo coronavírus?

Exames laboratoriais realizados por biologia molecular realizam identificação do material genético do vírus em secreções respiratórias.

Existe tratamento para o novo coronavírus?

Não. Indica-se repouso e ingestão de líquidos além de medidas para aliviar os sintomas. Nos casos mais graves com pneumonia e insuficiência respiratória pode ser necessário suplemento de oxigênio.

Há risco de epidemia global?

Sim, mas não há motivo para pânico. O comitê da OMS declarou que devido ao número limitado e localizado de casos ainda é cedo para declarar situação de emergência e medidas estão sendo tomadas para que o surto não se espalhe.

FONTES: Ministério da Saúde do Brasil / Organização Mundial de Saúde (OMS) / Centro de controle de prevenção de doenças (CDC)


Leave a Reply

Your email address will not be published.

Solve : *
1 + 9 =



Preciso de ajuda? Converse conosco